ABORDAGEM COGNITIVO COMPORTAMENTAL - IPEMIG

 



1) A gestação e o puerpério são períodos da vida da mulher que precisam ser avaliados com especial atenção, pois envolvem inúmeras alterações físicas, hormonais, psíquicas e de inserção social, que podem refletir diretamente na saúde mental dessas pacientes. É uma confirmação de:

2) A psicologia perinatal destinada à mulher, mas também devemos incluir o pai e a família. Por isso, a psicologia perinatal oferece apoio:


3) A maioria dos casos de DPP tem se manifestado por volta da ____________ após o nascimento do bebê e com um pico mais significativo nos ______________.



4) Transtornos cognitivos, hiperatividade, desânimo persistente, sentimento de culpa, alterações do sono, ideias suicidas, temor de machucar o filho, redução do apetite e da libido, diminuição do nível de funcionamento mental e presença de ideias obsessivas. Esses sintomas são relacionados a qual categoria da depressão:


5) A psicologia perinatal é o ramo da psicologia que se ocupa da saúde mental dos bebês e das mães desde o nascimento até a criação, passando pela gravidez, pelo parto e pelo pós-parto.

6)  O profissional de psicologia passa a atuar através do modelo biopsicossocial, onde utiliza os conhecimentos das ciências biomédicas, da _______________ e da ____________________.


7) Abordagem dentro da psicologia são usadas nos casos de DPP


8) A realização de acompanhamento psicológico durante a gravidez em mulheres de risco, pode contribuir para uma vivência mais saudável desse período maturacional, prevenindo perturbações no processo de desenvolvimento gravídico e consequentes ocorrências patológicas, como complicações no parto e distúrbios emocionais no pós-parto. Essa afirmação é:


9) A DPP é uma síndrome em que o funcionamento comportamental, emocional, físico e cognitivo interfere na qualidade de vida da mulher. Existem três categorias de depressão:



10) O Centro de referência da Assistência Social (CRAS) tem como objetivo: Assinale a questão correta:








Comentários